sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Robô Segue-Linha

Faz muito tempo que venho observando alguns tipo de robôs, e vejo que muitas da área, fazem o que jugo de básico, e um robô que segue uma linha preta/branca é um desses tipos. Esta foi minha motivação pra fazer um.
Tem como fazer isso usando apenas componentes analógicos, porém como estudei Microcontroladores da Microchip - o PIC16f628A, resolvi fazê-lo de forma mais robusta.
Com 3 emissores e receptores infravermelho o nC identifica os padrões e toma as devidas decisões fazendo com que o robô não saia da faixa preta.
Como esse é um projeto relativamente antigo, ficaria muito extenso descrevê-lo por completo. Nos próximo, posto o andamento.

Aqui pode ser visto um vídeo dele em funcionamento - atualmente ele foi melhorado

5 comentários:

Unknown disse...

oi,

Gostaria de saber se tem como você me mandar o codigo do pic, pois estou fazendo tambem um robo para seguir linhas..

Ps. com urgencia.

Muito Obrigado

Edson disse...

Gostaria de saber se é possivel passar o esquema de montagem deste robo pois estamos fazendo um trabalho escolar e temos que usar este modelo de pic 16f628A
Obrigado.
camposdorneles@ig.com.br

José Carlos disse...

Olá Fred, bom trabalho!
Estou com um projeto que eu mesmo desenvolvi de robo segue linha, mas ficou muito ruim. Não consigo consertar o programa e preciso disso pra uma cadeira de rodas para crianças com paralisia cerebral. É um projeto muito legal e servirá para a reabilitação neuromotora de crianças com essa enfermidade.
Gostaria de saber se vc pode disponibilizar o código do pic e o circuito que vc utilizou.
Se quizer nos visitar, estamos em São Bernardo do Campo na Universidade Bandeirante. Sou aluno do 4º ano de Eng. Elétrica.

Desde já te agradeço por sua atençao!

José Carlos

joseccastrojr@yahoo.com.br

Caio Vinicius disse...

Olá Fred

Gostaria de saber se tem como você me mandar o codigo do pic, pois estou fazendo tambem um robo para seguir linhas..

Ps. com urgencia.

Muito Obrigada

Cristiane

Caio Vinicius disse...

Gostaria de saber se tem como você me mandar o codigo do pic, pois estou fazendo tambem um robo para seguir linhas..

Ps. com urgencia.

Muito Obrigada

Cristiane
cristianesbh@yahoo.com.br